Infelizmente, a maior parte dos resíduos de óleos alimentares usados, têm dois destinos principais: cano de esgoto ou lixo doméstico. Apesar da grande maioria do território português, não dispor de soluções para a eliminação destes resíduos, existem já alguns concelhos que muito avançaram ao imporem várias alternativas para a sua eliminação.
A HPEM - Higiene Pública Empresa Municipal em colaboração com a Agência Municipal de Energia de Sintra desenvolveu o Projecto Biodiesel. O óleo usado é recolhido em 23 pontos de recolha e transportado para uma unidade de fabrico de biodiesel, em Setúbal, a Dieselbase. O biodiesel é posteriormente transportado para o posto de abastecimento de Sintra, onde é misturado com o gasóleo. Tem como vantagens:
- redução de custos (abastecimento da frota municipal de recolha de resíduos , combustível mais barato, tratamento dos esgotos e manutenção das estações de tratamento de águas residuais;
- redução da dependência dos combustíveis fósseis;
- diminuição até 50% da emissão de dióxido de carbono.
Em Oeiras, o projecto Oilprodiesel, financiado pelo Programa LIFE-Ambiente, coordenado pelo ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade e com a participação da Oeinerge - Agência Municipal de Energia e Ambiente de Oeiras colocou vinte “oleões” à disposição dos munícipes, iniciou uma campanha de sensibilização.e incluiu também uma unidade de produção própria de biodiesel.Na freguesia da Ericeira, no concelho de Mafra, também existem "oleões" acessíveis à população.
Se onde mora ainda não existem pontos de recolha de óleos alimentares usados, dirija-se de forma a obter informações à sua câmara municipal ou à empresa de gestão de resíduos sólidos urbanos. Existem casos, em que se pode entregar os óleos alimentares usados em escolas ( com projectos de valorização de óleos alimentares usados) ou em restaurantes aderentes ao sistema voluntário de gestão destes resíduos.
Os seguintes links são um bom modo de obter mais informação sobre este assunto:
- http://www.oeinerge.pt/
- http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=4145
- http://ames.linkare.pt//site/home.asp
- http://www.areac.pt/o_que_fazemos.htm
- http://www.inresiduos.pt/portal/page?_pageid=33,180034&_dad=portal&_schema=PORTAL&faqs=56002002767
- http://www.inresiduos.pt/portal/page?_pageid=33,64036&_dad=portal&_schema=PORTAL&docs_residuos=56001911644
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Óleos Alimentares Usados
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário