segunda-feira, 5 de novembro de 2007

AG: Mitos e Factos

Bem, depois de uns dias ausente numa correria frenética (mas isso é uma história que deixo para outro dia..), cá estou eu a escrever.
Reparei nestes últimos dias que, no que diz respeito ao Aquecimento Global, ainda existem muitos mitos (muitos dos quais ainda existentes no seio de muitas pessoas e não apenas estudantes de engenharia como nós) e para que este pequeno espaço virtual possa também servir de caçador de mitos resolvi dar início à edição do AG: Mitos e Factos onde muitos destes mitos serão desfeitos com a apresentação dos factos e onde todos vós, caros leitores (ou cibernautas que não sabendo muito bem porquê, aconteceu virem cá parar), poderão apresentar os vossos próprios mitos e factos. Sempre que surgir um novo enviem-nos por mail que teremos todo o gosto em edita-lo aqui.
Ora para dar o exemplo, lanço o primeiro.
Mito: O aquecimento global e o CO2 em excesso serão benéficos uma vez que reduzem as mortes relacionadas com o frio e aumentam o crescimento das plantações.
Facto: Mesmo uma subida de temperatura abaixo das projecções científicas teria impactes devastadores em diversos sectores da economia. A subida do nível do mar provocaria a inundação de comunidades costeiras, a contaminação das interiores com sal afectando globalmente dezenas de milhões de pessoas. Para além de que os fenómenos climáticos extremos incluindo ondas de calor, secas, inundações preveêm-se com frequências e intensidades mais elevadas, consequentemente causando maiores perdas de vida, pobreza e colapso da agricultura. O aumento da temperatura causa potencialmente também maiores níveis de ozono regional (smog) que pode aumentar as doenças respiratórias e daí o número de mortes. Relativamente ao CO2, ainda que níveis mais elevados de CO2 possam actuar como fertilizante de plantas em certas condições, cientistas afirmam que este efeito pode ser diferente uma vez que na natureza o efeito "fertilizante" do CO2 diminui à medida que as plantas de adaptam às condições, para além de que as ervas daninhas podem ser mais beneficiadas do que as espécies desejadas. Um outro facto é que o CO2 já causou a acidificação dos oceanos pelo que pode potencialmente por em risco a vida marinha e as pescas.
Mito desfeito.

Sem comentários: