quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Análise Custo-Benefício

Hoje desenvolveu-se, no âmbito da cadeira de Economia Ecológica, uma actividade de aplicação prática dos conceitos e técnicas de avaliação económica de bens e serviços ambientais. Distribuímo-nos em grupos de 3 alunos e, sendo cada tema escolhido por dois grupos, tivemos de seleccionar um ecossistema.
Cada grupo apresentou uma análise crítica e discussão de um relatório (efectuado por alunos que frequentaram esta cadeira o ano passado), onde foram apresentadas propostas para a avaliação económica dos bens e serviços do ecossistema seleccionado. A análise e discussão do tema cada grupo focou-se nos seguintes aspectos:
- componentes do valor económico total (VET) desse ecossistema;
- metodologias de avaliação económica propostas para estimar o valor económico das componentes de uso e não-uso associadas a benefícios do ecossistema.
O meu grupo fez a análise crítica do relatório “ Rios e Lagos”, sendo precedido pela análise realizada por outro grupo sobre o mesmo relatório. No fim, o professor colocou-nos questões (algumas complicadas devido a esta análise implicar um conhecimento variado de vários assuntos ambientais e económicos). Apesar da pressão gerada pelo curto tempo que tive de preparação e apesar das poucas horas dormidas, achei esta actividade muito interessante pois baseou-se numa análise que se torna vantajosa em inúmeros casos, como por exemplo, na implementação de projectos em ecossistemas vulneráveis, utilização de um recurso, etc.
Um ecossistema, apresenta inúmeros bens/serviços que têm, de algum modo, serem valorizados para que sejam mantidos os valores de uso e os valores de não-uso. Tanto a geração presente como a geração futura têm os mesmos direitos à utilização de um bem que tem associado a ele benefícios e custos.

Sem comentários: